PCO com MS-Project: Uma habilidade fundamental o profissional de construção civil

Curso on-line ao vivo Planejamento e controle de obrasExistem muitas vantagens para o profissional de construção civil que se especializa em planejamento e controle de obras com o MS-Project.

Saber elaborar o planejamento e controle de projetos de construção, criando cronogramas abrangentes, realistas e atualizáveis, faz dele um profissional diferenciado com amplas possibilidades de evolução no mercado de trabalho.

Isso porque, de tantas as habilidades que compõem o seu trabalho, o planejamento e controle da obra é uma habilidade bastante valorizada no mercado de construção, pois é uma ferramenta que possibilita visão estratégica e abrangente de todo o processo que envolve o bom desempenho do projeto da obra, o que torna as etapas do seu trabalho mais eficiente. Atualmente, as empresas buscam profissionais focados em redução de custos e que agreguem melhores resultados, uma boa razão para se especializar em planejamento e controle de obra.

Por que utilizar o MS-Project para planejamento e controle de obra?

O sucesso do gerenciamento da obra depende do planejamento e controle dos prazos de entrega, dos recursos na ocasião em que são necessários, além dos custos envolvidos.

Considero o Project uma ferramenta que ajuda muito na organização da rotina, no controle das tarefas, na otimização dos recursos e controle de custos. É bastante prático e de fácil aplicação. Em minha atuação como consultor em construção civil sempre incentivei o uso do MS-Project para realizar o planejamento e controle de obra.

No meu curso on-line ao vivo apresento o passo a passo de como utilizar a ferramenta, além de orientar sobre as melhores práticas de gestão da obra. Veja alguns recursos:

Começando pelas atividades

Muito da organização no andamento da obra depende do detalhamento da lista das atividades que envolvem o projeto e o seu entendimento quanto ao momento de execução de cada uma. Com o Project é possível estabelecer a dependência entre as atividades, com seus prazos de início e término, criando assim vínculos entre as atividades executadas em sequência. Isso permite ver antecipadamente se estão sendo realizadas dentro do prazo ou se precisarão ser reprogramadas. É uma ótima forma de manter o fluxo contínuo das tarefas e ter baixa probabilidade de falhas no andamento das atividades.

De olho no caminho crítico

Outro recurso do MS-Project é o acompanhamento do caminho crítico, aquelas atividades executadas em sequência sem intervalos. Nos cronogramas obtidos pelo Project é possível gerenciar o tempo dessas atividades e o impacto que algum atraso pode causar nas atividades seguintes e, por consequência, no prazo final da obra, permitindo ao gestor da obra corrigir desvios com antecedência.

Identificar e prever riscos

Também é possível determinar dentro das atividades, dos recursos, dos prazos e custos, as situações de riscos que podem causar impacto no andamento ou custo da obra, o que permite obter maior controle sobre esses eventos e buscar soluções antecipadas.

Manter controle sobre gastos

Atualmente, na construção civil o controle de gastos é fundamental para o lucro final do empreendimento, e é importante ficar atento à evolução dos gastos no andamento da obra.

Com os relatórios do Project é possível visualizar e comparar o orçamento dos custos planejados com os custos reais do projeto, por meio do recurso da linha de base, referência para as comparações.

Essas são algumas ferramentas que representam vantagens a um especialista em planejamento e controle de obras, mas certamente você encontrará mais razões e vantagens por ter escolhido esse caminho no decorrer da sua carreira profissional.

Quer saber como se especializar? Conheça o curso ON-LINE AO VIVO, Planejamento e Controle de Obras com o MS-Project. Começa em fevereiro/19.

Acesse aqui.

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.