Gosto muito do MS-Project, mas…
Como autor de livros, instrutor e consultor do MS-Project para a construção civil, valorizo este software e incentivo seu uso no planejamento e controle de obras, pela facilidade de aplicação e por alguns recursos muito úteis.
Contudo, acho que a Microsoft deveria dar mais atenção ao Project.
Na versão 2016, exceto algumas funcionalidades novas (como múltiplas linhas do tempo, que não utilizei até hoje), não houve grandes mudanças com relação à versão 2013. Mesmo assim, esperava que a versão 2019 trouxesse novas funcionalidades, mas ainda não foi desta vez!
Além disso, existem erros que perduram desde 2013. Em meus cursos, costumo dizer aos alunos que a Microsoft fez “retoques na fachada do Project”, mas “esqueceu dos cômodos internos”.
Então, vejamos alguns exemplos:
– Na guia Projeto, Propriedades, ao clicar em Alterar Período de Trabalho (antes era Alterar Período Útil) abrirá a janela “Alterar Período Útil”!
– Na guia Tarefa, ao escolher Tarefa Periódica (antes era Tarefa Recorrente) abrirá a janela “Informações sobre Tarefas Recorrentes”!
– O termo “controlada pelo empenho” aparece na maioria das telas, mas a coluna correspondente chama-se “controlada pelo esforço”.
– Além de erro gramatical: na guia Exibir temos o grupo “Visãos de Recursos”. Isso mesmo, “Visãos“!! É constrangedor quando os alunos citam isso nos meus cursos!
E você, tem alguma observação desse tipo com relação ao MS-Project?