Você ainda não usa o MS-Project para planejamento e controle de obra?

Planejamento de controle de obras

 

Em minha atuação como consultor em construção civil sempre incentivei o uso do MS-Project para realizar o planejamento e controle de obra. O sucesso do gerenciamento da obra depende do planejamento e controle dos prazos de entrega, dos recursos na ocasião em que são necessários, além dos custos envolvidos. Considero o Project uma ferramenta que ajuda muito na organização da rotina, no controle das tarefas, na otimização dos recursos e controle de custos. É bastante prático e de fácil aplicação. Em meus livros e treinamentos de Planejamento e Controle de Obras apresento o passo a passo de como utilizar a ferramenta, além de orientar sobre as melhores práticas de gestão da obra.

Começando pelas atividades

Muito da organização no andamento da obra depende do detalhamento da lista das atividades que envolvem o projeto e o seu entendimento quanto ao momento de execução de cada uma. Com o Project é possível estabelecer a dependência entre as atividades, com seus prazos de início e término, criando assim vínculos entre as atividades executadas em sequência. Isso permite ver antecipadamente se estão sendo realizadas dentro do prazo ou se precisarão ser reprogramadas. É uma ótima forma de manter o fluxo contínuo das tarefas e ter baixa probabilidade de falhas no andamento das atividades.

De olho no caminho crítico

Outro recurso do MS-Project é o acompanhamento do caminho crítico, aquelas atividades executadas em sequência sem intervalos. Nos cronogramas obtidos pelo Project é possível gerenciar o tempo dessas atividades e o impacto que algum atraso possa causar nas atividades seguintes e, por consequência, no prazo final da obra, permitindo ao gestor corrigir desvios com antecedência.

Identificar e prever riscos

Também é possível determinar dentro das atividades, dos recursos, dos prazos e custos, as situações de riscos que podem causar impacto no andamento ou custo da obra, o que permite obter maior controle sobre esses eventos e buscar soluções antecipadas.

Manter controle sobre gastos

Atualmente, na construção civil o controle de gastos é fundamental para o lucro final do empreendimento. O gestor deve ficar atento à evolução dos gastos no andamento da obra.

Com os relatórios do Project é possível visualizar e comparar o orçamento dos custos planejados com os custos reais do projeto, por meio do recurso da linha de base, referência para as comparações.

Utilizando o MS-Project você gerencia a obra com mais eficiência

Para utilizar o MS-Project em todos os seus recursos, aprendendo a elaborar cronogramas, definir as atividades, caminho crítico, atribuir recursos e prazos, prever riscos até a conclusão de uma obra, não é difícil, mas ajuda muito se você fizer um curso que ensine através de um projeto de construção o passo a passo da aplicação do Project. Em meu site existem opções de aprendizado com videoaulas, e-books e combos com vários e-books sobre o tema que se complementam.

Em pouco tempo você estará trabalhando de forma muito mais prática e profissional.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.